Animal raro e ameaçado de extinção morre por atropelamento em Porto Ferreira

Divulgado em 31/03/2017 - 09:48 por Porto Ferreira Hoje

Ontem, quinta-feira (30/03),  por volta das 21h, o Parque Estadual de Porto Ferreira perdeu mais um animal silvestre em frente a esta importante área natural protegida.

Um veículo desconhecido que trafegava pela rodovia Vicente Botta (SP-215)  atropelou uma Jaguatirica (Leopardus pardalis).

O felino era um macho adulto e media 110 cm da ponta da cauda até a cabeça, pesava aproximadamente 15 Kg.

De hábito geralmente noturno, este animal alimenta-se principalmente de roedores, mas também faz parte de sua dieta répteis, aves e peixes.

As fêmeas dão a luz geralmente um filhote por vez a cada dois anos.

Esta espécie é considerada ameaçada no Estado de São Paulo, categoria vulnerável, e em Minas Gerais está criticamente em perigo.

A principal ameaça destes animais é a destruição de seu habitat natural, condição muito comum em nosso estado, e que levou o poder público a criar as Unidades de Conservação da natureza e incentivar a criação dos corredores ecológicos.

No entanto, a perda de representantes de fauna por atropelamento é um fato comum e precisa ser evitado com atenção dos motoristas à sinalização e apoio das concessionárias com a redução de velocidade em área de vida silvestre.