Polícia Ambiental de Pirassununga realiza Operação Piracema 2 com várias apreensões

Divulgado em 01/12/2016 - 08:40 por Porto Ferreira Hoje

Nesta quarta-feira (30), a Polícia Militar Ambiental de Pirassununga realizou pelo município a segunda etapa da Operação Piracema. A ação teve como foco principal a fiscalização de fontes de consumo de pescado, visando coibir e reprimir a comercialização provenientes da pesca ilegal das espécies nativas da bacia hidrográfica do rio Paraná durante o período de vigência da Piracema.

Nesta Operação foram empregados 21 policiais sendo apresentados os seguintes resultados: 

- 14 pontos de consumo fiscalizados (restaurantes, peixarias e frigoríficos)

- 23 pessoas abordadas

- 8 vistorias de pesca

- 12 horas navegadas

- 4 Autos de Infração totalizando R$ 8.780,00

- 15 animais apreendidos

- 12 petrechos de caça apreendidos

- 7,6 kg de pescado apreendidos

- 29 tuviras vivas (sem nota fiscal) apreendidas e soltas

- 1 apresentação de ocorrência no Distrito Policial (por omissão de dados em nota fiscal crime contra ordem tributária artigo 1º da lei 8137/90).

No transcorrer da Operação Piracema 2 foi reportada denúncia de suposta prática de caça de ave silvestre pela região do cerrado de Cachoeira de Emas. De pronto foi dado atendimento pela equipe da viatura A-1702 composta pelo Capitão Marcos, 1º Tenente Ivo, Cabo Cantelli e Soldado Melo que lograram êxito em flagrar um indivíduo utilizando oito aves da fauna silvestre nativa para a captura da mesma espécie com a utilização de alçapões e batedeiras.

Após diligências pela residência foi constatada a existência de outras sete espécies nativas mantidas em cativeiro por outro indivíduo com passagem criminal por tráfico de entorpecente após consulta. Diante disso foram confeccionados dois autos de infração que totalizaram R$ 7.500. Posteriormente as aves foram soltas em seu habitat natural com o devido registro feito pela equipe.

Fonte: www.difusorapirassununga.com.br