Na Semana do Meio Ambiente, alunos participam de atividade organizada pela Odebrecht Ambiental

Divulgado em 08/06/2016 - 12:40 por Porto Ferreira Hoje

 A Semana do Meio Ambiente de Porto Ferreira realizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, contou com uma programação especial direcionada aos alunos da rede pública de ensino. Cerca de 400 estudantes do ensino fundamental assistiram ao espetáculo teatral “A viagem estrelar”, apresentado no Anfiteatro Municipal Izaltino Casemiro. As apresentações aconteceram na semana passada em dois períodos, manhã e tarde.

A iniciativa da concessionária Odebrecht Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto do município, em parceria com o Departamento Municipal de Educação, integra as ações do Projeto de Trabalho Técnico Social que a empresa desenvolve na cidade e teve por objetivo trabalhar com a conscientização dos principais temas ambientais da atualidade, como a destinação correta do lixo e o consumo consciente de água. “Para esta semana procuramos elaborar um conteúdo que pudesse contribuir no processo de educação ambiental auxiliando na formação de cidadãos mais conscientes”, afirma Marina Bosso, da área de Sustentabilidade e Meio Ambiente da concessionária.

Com uma linguagem simples, lúdica e musical, o espetáculo teatral também abordou temas de saúde e segurança, como higiene e trânsito, estimulando a reflexão sobre o comportamento humano. O conteúdo foi aprovado e elogiado pela professora Maria Adriana Rodrigues Bianchi, da escola municipal Nadir Zadra Ribaldo. “Estou muito satisfeita com o espetáculo”, afirmou. A professora mencionou que o conteúdo apresentado serviu para agregar ao que é trabalhado com seus alunos em sala de aula. “Esse é um tipo de atividade que fortalece o conhecimento dos alunos e para os professores é mais uma ferramenta no processo pedagógico”, disse.

A diretora do Departamento Municipal de Educação, Maria Regina Nascimento Nery, também destacou o evento como uma oportunidade para as crianças ampliarem seus conhecimentos e observarem seus comportamentos. “Essa atividade possibilita o aprendizado e incentiva nossos alunos a colocarem em prática o que aqui aprenderam”, ressaltou.

Os alunos da rede municipal também aprovaram a iniciativa. Animados com o espetáculo muitos deixaram o anfiteatro, ao término das apresentações, assumindo novos compromissos. “Temos que cuidar de nossa cidade”, afirmaram os estudantes da escola municipal Professor João Teixeira.

A programação de atividades de conscientização na Semana do Meio Ambiente é realizada há cinco anos pela Odebrecht Ambiental em Porto Ferreira. Em 2016, a programação também inclui plantio de mudas e palestras.