Nota pública do Partido Democratas de Porto Ferreira: A verdade como único caminho

Divulgado em 18/05/2016 - 21:45 por Partido Democratas de Porto Ferreira

Transcrevemos abaixo uma nota pública emitida pelo Partido Democratas de Porto Ferreira, tendo como título A Verdade Como Único Caminho:

Na condição de presidente de um partido (democratas) e de quem acredita em nossa cidade, atrevo-me a considerar alguns conceitos dos quais comungo e julgo serem imprescindíveis ao futuro de nossa terra.

Considerando que estamos praticamente às vésperas das eleições que vão definir o próximo prefeito ou prefeita, assim como os próximos vereadores ou vereadoras, preocupo-me com a repetição das velhas práticas, que certamente, não fizeram e não fazem bem à nossa população.

O país, o estado e nossa cidade, enfrentam a maior crise econômica de nossa história. Portanto, não é possível admitir que “políticos” tentem enganar nosso povo, com promessas e planos que sabidamente não poderão ser realizados. No caso específico de Porto Ferreira, o próximo governante, seja ele quem for, deverá implementar medidas duras e impopulares que em primeiro momento, promoverão grande desgaste no governante e nos legisladores, mas em momento seguinte, certamente, colocará as finanças e a administração da cidade em condições de oferecer crescimento na qualidade dos serviços e oportunidades de investimento.

De modo singelo e apenas pontual, elenco algumas das medidas, que sob meu ponto de vista, precisarão ser tomadas:

• Auditoria na folha de pagamento da prefeitura municipal, para que possa ter certeza da regularidade dos valores lançados ou da ocorrência de desvios, sejam eles por ação dolosa ou culposa.

• Realização de um censo referente aos servidores municipais, objetivando localizar cada servidor e sua função, para se constatar com clareza onde cada um estaria lotado, e o efetivo cumprimento de suas obrigações.

• Redução ao mínimo de cargos de livre nomeação (cargos de confiança) devendo ser prestigiado sempre; a via do concurso para ingresso no serviço público.

• Atuar no trato das questões tributárias, prestigiando o cidadão que cumpre com regularidade seus compromissos para com os cofres do município, e cobrando com efetividade aqueles que deixam de cumpri-las, sem, no entanto, de deixar de acolher por vias legais, aqueles contribuintes que deixam de cumprir suas obrigações em razão de força maior. Fortalecer o departamento jurídico do município, assim como, capacitar os fiscais para que possam atuar de modo a primeiro a orientarem, e somente após, aplicar as regras da lei.

• Estabelecer um plano de ação (obras) que possam efetivamente ser executas, onde primeiro deva ser concluídas obras inacabadas e somente após, iniciar novas.

• Necessidade de transparência absoluta no fornecimento de informações, principalmente atuando para que a ferramenta chamada “portal da transparência” seja atualizado no dia a dia da administração.

• Que conste em seus planos de governo, os seguintes objetivos a serem perseguidos:

A) Atuar em conjunto com os gestores de nosso único (e muito bem administrado) hospital, para que Porto Ferreira possa ter leitos de UTI.

B) Colocar em funcionamento a UPA cujo prédio já está pronto.

C) Interligar e melhorar a gestão em todos os pontos de atendimento na área de saúde do município.

D) Contratar a execução de projeto executivo da tão falada e sonhada ponte interligando os bairros J.Gomes/Santa Luzia, com os bairros Laranjais e Santa Rosa. Muito se falou na bendita ponte, mas até agora, o poder público municipal não tem em mãos um projeto para se estabelecer, o exato local e valor desta importante obra.

E) Estabelecer parcerias com os proprietários em sua maioria transportadoras, para conclusão da via marginal da rodovia Anhanguera, possibilitando que possam ampliar seus negócios e sintam-se prestigiados pelo poder público.

F) Necessidade de aquisição de área próxima às rodovias que entrecortam Porto Ferreira, para a definitiva implantação de um distrito industrial. Pois se Porto Ferreira não oferecer condições e estrutura, não gerará empregos, e sem empregos, de nada adianta ter cursos técnicos e faculdades em nossa cidade, pois nossos jovens não terão onde trabalhar.

G) Ação junto aos governos do estado e união, para conquistarmos dois conjuntos habitacionais (casas populares). O primeiro seria destinado para definitivamente acolhermos os moradores do conhecido “Anézia II” que muitos chamam de favela, ocupação e comunidade, mas eu prefiro chama-los de “os esquecidos”. Pois passa governo e mais governo, e nada acontece. O segundo conjunto habitacional seria destinado a atender às carências no setor imobiliário e os cadastros realizados dentro dos critérios e crivo de pareceres sociais.

H) O item (H) considero redundante. Pois se refere a apenas e tão somente quanto á obrigação do gestor público de cuidar da cidade.

Limpeza, tapa buracos, cuidados com praças e próprios públicos, zelar pela qualidade da educação, saúde, lazer, esportes, enfim...o dia a dia é obrigação de qualquer gestor, não pode ser objeto de plano de governo. Seria o mesmo que perguntar se o caixa do banco não vai roubar...claro que não vai. Seria o mesmo que perguntar se uma cozinheira será limpa e higiênica, claro que deverá ser. Portanto, as obrigações do dia a dia, é o mínimo que se espera do próximo gestor público.

Concluindo, se o próximo gestor ou gestora não fizer a lição de casa, nada vai acontecer...e nossa cidade não pode mais esperar. Nosso povo tem pressa....nossa gente não merece ser iludida...nossos jovens precisam da esperança e nossos idosos precisam do cuidado.

Com a palavra...as senhoras e senhores candidatos...inclusive os do partido do qual sou presidente.

Sinto que o novo, será aquele que fizer o simples e bem feito.

Felicidades a todos !

EDSON PUDENCE - DEMOCRATAS