Lixo... no Lixo!

Divulgado em 18/05/2016 - 14:15 por Porto Ferreira Hoje

O descarte irregular de materiais nas redes de esgoto de Porto Ferreira representa mais de 80% das causas dos entupimentos registrados mensalmente no sistema de esgotamento sanitário da cidade. As equipes de operação da concessionária Odebrecht Ambiental (responsável pelos serviços de água e esgoto do município) encontram roupas, peças íntimas, brinquedos, restos de comida, animais mortos, absorventes e muito lixo nas redes de esgoto. Materiais que, na maioria dos casos, são descartados pelo vaso sanitário ou pelo ralo de pias.

Esse tipo de destinação incorreta do lixo pode causar uma série de prejuízos ao meio ambiente e à própria população ferreirense. O descarte irregular de resíduos na rede de esgoto é capaz de provocar entupimentos causando retorno do esgoto nos imóveis e transbordamento dos PVs (Poços de Visita) nas ruas. “As solicitações para desentupimentos das redes são bastante frequentes”, informa a Coordenadora de Manutenção de Redes, Lorena Santos. E, embora a Odebrecht Ambiental, mantenha uma rotina diária de limpeza preventiva das redes de esgoto do município, o acúmulo de lixo tem sido maior que toda mobilização.

 

Na semana passada, o Jardim Centenário vivenciou as consequências deste tipo de problema. O acúmulo de lixo na rede bloqueou a passagem do efluente provocando o entupimento e, consequentemente, o transbordamento do esgoto. “Logo que a concessionária foi acionada, a desobstrução e a limpeza da rede foram executadas, solucionando o problema. Mas, para atuar na origem desses casos, é preciso o envolvimento de toda a comunidade lembrando que as redes coletoras de esgoto são projetadas para receber apenas os dejetos (urina e fezes) e encaminhá-los para as estações de tratamento que devolvem a água limpa para o meio ambiente. Todo e qualquer outro tipo de resíduo, de modo especial, os produtos de higiene, devem ser descartados no lixo”, destaca Santos.

 

A concessionária lembra ainda que a presença de resíduos, especialmente restos de comida na rede de esgoto, também pode atrair animais para dentro das residências. Em caso de dúvidas ou para outras informações referentes a este tema, a Odebrecht Ambiental disponibiliza atendimento gratuito pelo 0800-771-0001 e pela página da concessionária na internet: http://www.odebrechtambiental.com/porto-ferreira/