Depois de verão chuvoso, mês de abril foi o mais seco dos últimos 10 anos

Divulgado em 06/05/2016 - 14:50 por Porto Ferreira Hoje

No mês de abril a Defesa Civil de Porto Ferreira, órgão vinculado ao Departamento de Governo da Prefeitura, registrou apenas 2 milímetros de chuvas no município. Desta forma, o mês passado foi o abril mais seco dos últimos 10 anos.

É um grande contraste com os meses de verão, quando houve chuva em abundância, muitos temporais e até enchente no rio Moji-Guaçu.

Com o tempo seco, a Defesa Civil alerta a população sobre risco de incêndios em mato. Além das plantas e prejuízos aos animais, o que caracteriza crime ambiental, o fogo também coloca em risco casas e prédios próximos, além do risco aos motoristas que circulam pelas rodovias.

Muitas vezes as queimadas ocorrem em obras e também em terrenos baldios. O que mais acontece é a queima de lixo acumulado pelos próprios moradores. A época de estiagem segue até outubro na região, e contribui bastante para as ocorrências de queimadas, uma vez que o clima é muito seco.

Os bombeiros alertam para as pessoas tomarem cuidado, como evitar jogar cigarro aceso e realizar queimadas de galhos e lixo. A suspeita é que a maioria dos incêndios sejam criminosos, o que deve ser denunciado para o telefone 199 ou 193.

“Estamos no início do período de estiagem e os riscos de queimadas aumentam. Na maioria das vezes o infrator não é identificado. São prejuízos inestimáveis ao meio ambiente, à economia e à saúde da população. A falta de chuvas também contribuiu para o aumento deste cenário”, informou Fernando Bonelli, coordenador da Defesa Civil.

Fonte: Assessoria de Comunicação