Porto Ferreira sobe 115 posições no ranking do Programa Município VerdeAzul

Divulgado em 17/02/2016 - 19:35 por Porto Ferreira Hoje

 

O Programa Município VerdeAzul, que tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, divulgou nesta quarta-feira (17), o Ranking Ambiental Paulista 2015 das cidades que mais desenvolvem atividades e projetos na área ambiental. Novo Horizonte foi a primeira colocada com pontuação de 97,13, quase a totalidade dos 100 pontos máximos.

AVALIAÇÃO DE PORTO FERREIRA

De acordo com o ranking divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, Porto Ferreira ocupa a 254 posição no estado (49,04 pontos de 100 possíveis), na avaliação de 618 municípios cadastrados.

Em 2014 Porto Ferreira ocupava a 369ª posição, subindo assim 115 posições na avaliação de 2015.

Confira o ranking de alguns municípios da região:

104ª - Tambaú - 80,29 pontos

151ª -  Santa Rita do Passa Quatro - 71,95 pontos

216ª - Leme - 56,88 pontos

254ª - PORTO FERREIRA -  49,04 pontos

347ª - Casa Branca - 32,20 pontos

361ª -  Descalvado - 28,59 pontos

Para a secretária de Estado do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, “o que faz o Programa Município VerdeAzul acontecer é o apoio dos prefeitos e o trabalho intenso dos interlocutores. É a maior iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente de alcance local, que beneficia municípios, munícipes e todo o Estado. O resultado do Programa é um termômetro que mostra quais as necessidades do município para que o governo possa atuar. A secretária lembrou também que “entre as novidades para 2016, deverá haver a união de esforços dos municípios para o Programa Nascentes. Teremos novos critérios para fortalecer a restauração ecológica nos municípios”

O Programa

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Ao participar, cada um dos municípios paulistas indica um interlocutor e um suplente, que serão o elo de comunicação entre a cidade e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Para a realização do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking ambiental dos municípios paulistas”.