Datas ambientais do mês de Outubro

Divulgado em 02/10/2015 - 19:19 por Porto Ferreira Hoje

A iniciativa de divulgação de datas ambientais é do Parque Estadual de Porto Ferreira, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a temática ambiental, buscando o apoio à conservação da natureza.

04 DE OUTUBRO – DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS E DA NATUREZA

*Histórico.  

A data foi instituída em 1930, em homenagem a São Francisco de Assis, que era um protetor dos animais e faleceu no dia 4 de outubro de 1226.

 A comemoração ganhou força a partir de 1978, quando a UNESCO criou também a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que declara que “os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem”.

*Característicase Importância .

O frade católico São Francisco de Assis era um defensor da natureza, que estava sempre disposto a cuidar do meio ambiente e estimular seus seguidores a fazerem o mesmo.

A ideia de comemorar o Dia Mundial dos Animais e da Natureza é um momento de reflexão e de colocar em prática as medidas necessárias para reduzirmos no planeta os impactos da humanidade, como, por exemplo, o consumismo e o descarte de diversos resíduos.

No município de Porto Ferreira, ainda resiste uma área significativa de natureza – o Parque Estadual que conserva a biodiversidade e os recursos naturais.

 04 DE OUTUBRO – DIA DO PAISAGISTA

*Histórico .

A data comemorativa foi instituída pela presidente da República, Dilma Rousseff, em maio de 2012, por meio da Lei nº 12.628 de autoria do deputado federal Jilmar Tatto.

*Definição

O Paisagista é o profissional especializado para fazer a interpretação e leitura dos elementos arquitetônicos indispensáveis á elaboração do projeto de um jardim, ou mesmo de uma edificação de um espaço interno. O paisagista detém conhecimentos em: botânica, solos, fisiologia vegetal, fitopatologia (doenças das plantas),  dimensionamento e planejamento de espaços externos.

 *Característicase Importância.

Um ambiente com plantas é tarefa árdua que deve ser planejada e administrada com mãos de maestro, onde entram em jogo elementos como forma, harmonia, cor, textura, beleza e técnica.

O paisagista é um profissional capacitado para efetuar projetos bem planejados, que transmitem seu jeito de viver e adaptam-se ao seu orçamento. 

O trabalho do paisagista é realizado nas áreas externas e internas de uma edificação. Envolve muros, portões, caminhos de acessos, piscinas, decks, lagos, fontes, bancos, playgrounds, casas em árvores, painéis, floreiras, vegetação, iluminação, irrigação e vasos.

Ele programa ainda os jardins internos, sacadas, coberturas e vasos, integrando o homem á natureza.

Hoje o paisagismo se funde às construções. O verde exalta as formas, oculta as imperfeições, rompe a rigidez dos materiais, suaviza o dia a dia de trabalho.

04 a 10 DE OUTUBRO – SEMANA DE PROTEÇÃO À FAUNA 

A fauna tanto pode ser doméstica, constituída pelos animais domesticados pelo homem, como também silvestre, constituída pelos animais que vivem na natureza.

O Brasil é um país rico em biodiversidade com alto índice de endemismo, ou seja, espécies que ocorrem somente aqui.

São mais de 515 espécies de anfíbios (294 são endêmicas), 468 de répteis (172 endêmicos), 524 de mamíferos (131 endêmicas), 1.622 de aves (191 endêmicas), cerca de 3 mil peixes de água doce e grande diversidade de insetos.

Entre os benefícios dos animais, citamos o equilíbrio da natureza através da cadeia alimentar e do controle biológico. Onde falta um predador, a presa se prolifera e pode se tornar uma praga.

A polinização das flores e a dispersão natural de sementes são ainda tarefas de insetos, aves e mamíferos.

Ao longo de várias décadas, o ser humano vem sendo a maior ameaça à biodiversidade, principalmente a partir do momento que acharam que a natureza estava à sua disposição para ser explorada.

O desmatamento, a construção de hidrelétricas, a instalação de indústrias e outras ocupações desordenadas estão entre as principais ameaças à conservação da fauna. O tráfico de animais silvestres é também impactante e calcula-se que 12 milhões de animais são retirados de forma ilegal por ano de seus hábitats. Dentro desta estatística, para cada animal vendido, nove morre durante o transporte.

Para conservar a fauna e seu hábitat, são tomadas algumas medidas como a criação de Unidades de Conservação (UC) e de Parques Ecológicos, Zoológicos e Criadouros. Pesquisas científicas também colaboram com o conhecimento e a conservação da fauna.

Ao visitar a sala de exposição do Centro de Visitantes do Parque Estadual de Porto Ferreira é possível conhecer um pouco dos animais silvestres locais e regionais, bem como as principais ameaças - caça e atropelamentos.         

A Semana da Proteção à Fauna deve ser lembrada, porém o ato de proteção não deve ser restrito apenas a essa semana e sim em todas as situações e praticada todos os dias; pois a sua preservação é fundamental para mantermos a qualidade de vida do planeta, e o mais considerável: a própria vida na Terra.

No caso de qualquer pessoa ser testemunha de tráfico e/ou maus tratos de animais, cortes de árvores, despejo de lixo, queimadas, ocupação do entorno da UC e desvio dos rios deve denunciar ao IBAMA ou órgãos responsáveis em sua cidade – Polícia Ambiental ou Polícia Militar. 

05 DE OUTUBRO – DIA DA AVE

*Histórico .  

Foi instituído pelo Decreto nº 63.234, de 12 de setembro de 1968, assinado pelo então Presidente Artur da Costa e Silva e fixava o dia 15 de setembro como “Dia da Ave”.

Esse Decreto foi revogado pelo Decreto 9.675, de 03 de outubro de 2002 assinado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso no qual transferia a data para o dia 5 de outubro. Além disso, o documento definiu o Sabiá como símbolo do “Dia das Aves” é a Ave Nacional do Brasil. 

*Definição  .         

Aves são animais vertebrados, bípedes, ovíparos, com respiração pulmonar, sangue quente, corpo coberto de penas, presença de bico córneo e desprovido de dentes. Os membros posteriores servem-lhe para andar e os anteriores, ou asas, para voar.

*Característicase Importância .

O Brasil é o terceiro país do mundo em variedade de aves. Há décadas, muitas espécies de aves vêm sofrendo grandes impactos, como o tráfico de animais silvestres, o desmatamento de grandes florestas e a perca do seu habitat natural.

O número de aves nas cidades tem aumentado cada vez mais. Os programas de arborização urbana e pessoas têm plantado mais árvores em suas casas e ruas, isto é um enorme atrativo para aves de inúmeras espécies que vem atrás de alimento, como frutas e sementes.

As aves são excessivamente necessárias ao equilíbrio ecológico.

Além da beleza de sua plumagem e de seu canto, as aves exercem papel no controle biológico, pois ajudam no controle das pragas que atacam as plantações e as cidades. Polinizam flores e espalham sementes, auxiliando na reprodução das plantas e servem como ótimos indicadores da qualidade dos ambientes.

Como fonte de proteína, várias aves domésticas, como galinhas, perus, faisões e codornas são aproveitadas há anos na alimentação humana.

O Parque Estadual de Porto Ferreira abriga mais de 186 espécies de aves, dentre elas, siriema, tucano, jacupemba, sabiá, maria-faceira, gralha-picaça. O urubu-rei, jaó e papagaio-verdadeiro também ocorrem e estão na lista das espécies ameaçados de extinção do estado de São Paulo.

* Ações de Conservação e Proteção   .  


  • Não comprar e comercializar animais silvestres;

  • Não manter animais em cativeiro;

  • Evitar adquirir produtos poluentes, cujo refugo não seja biodegradável e preservar áreas verdes;

  • Plantar árvores e arbustos frutíferos;

  • Plantar e manter em seu quintal ou sítio, plantas, arbustos e árvores frutíferas para que as aves possam utilizar para comida e abrigo;

  • Não colete todas as frutas, deixe algumas para as aves e insetos. Muitos pássaros incluem em sua dieta alimentar estes insetos que são atraídos pelas frutas maduras.

DIA 12 DE OUTUBRO – DIA DO MAR

O mar ocupa cerca de 71% da superfície do planeta. É habitat de milhares de espécies e muitas são fontes de alimento.

Os ecossistemas marinhos têm riqueza genética e representa um imenso potencial pesqueiro, biotecnológico, mineral e energético. Estes recursos devem ser classificados patrimônio natural e econômico do país e não devem ser desperdiçados através da degradação ambiental e da exploração excessiva a ponto de comprometer a sustentabilidade a médio e à longo prazo.

Como é um dos maiores habitats o mar é pouco conhecido, no entanto suas belezas são divulgadas nos diferentes meios de comunicação.

 

12 DE OUTUBRO – DIA DO AGRÔNOMO

*Histórico.  

O dia do Engenheiro Agrônomo é comemorado em 12 de outubro, pois nessa data em 1933 o Presidente Getúlio Vargas, através do Decreto nº 23.196 regulamentou a profissão no Brasil.

 *Definição  .       

O Engenheiro Agrônomo é o profissional com formação diversificada, capaz de gerar e aplicar conhecimentos científicos e técnicas agronômicas, adaptada a uma agricultura coerente e integrada à produção animal e vegetal, tendo uma consistente formação humanística, elaborando consciência econômica, social, cultural e crítica das atividades apropriadas ao seu campo profissional, orientando a comunidade onde está inserido e colaborando para a melhora da qualidade de vida do homem.

*Característicase Importância .

O campo de atuação do Engenheiro Agrônomo é amplo, incluindo fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural e meio ambiente. Para atuar no Brasil, o profissional deve ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA.

Deve ter uma formação generalista, com sólido fundamento nas áreas fundamentais do conhecimento científico e técnico relacionado às ciências agrárias e do ambiente, observando aspectos culturais, políticos, sociais, ambientais e econômicos, proporcionando um desenvolvimento sustentável e cooperando para a melhoria da sociedade.

Responsável pelo aumento das exportações e dos empregos no Brasil, o trabalho do agrônomo tem valorizado e muito no constante crescimento do agronegócio na economia brasileira.

*Área de Atuação .

- Estudos, planejamento, projetos e especificações; assistência, assessoria e consultoria; vistoria, perícia, arbitramento, laudo e parecer técnico; ensino, pesquisa, extensão, análise, experimentação, ensaio, produção e divulgação técnica, entre outros.  

DIA 15 DE OUTUBRO – DIA DO EDUCADOR AMBIENTAL

A Educação Ambiental é um processo que abrange ciência, ética, compromisso, atitudes, valores, em vários níveis, sejam no âmbito coletivo ou individual.

Para os educadores ambientais, os grandes desafios são, de um lado, o resgate e o desenvolvimento de valores e comportamentos (confiança, respeito mútuo, responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa) e de outro, a crítica das questões ambientais e estímulo a uma visão global e a promoção de um enfoque interdisciplinar que resgate e construa saberes.

A esse profissional, cabe criar uma visão crítica que seja voltada para a modificação da sociedade, de seus hábitos, valores e seus modelos mentais, além das atitudes.

Podem se dar de forma expressiva tais transformações, através da sinergia, em um movimento coletivo de intervenção, pois, sinergia significa, textualmente, trabalho conjunto.

O Educador Ambiental age na esfera da educação formal, não formal e informal com crianças e adultos em escolas, parques, empresas, ONG, comunidades e pode ter formação nas diversas áreas do conhecimento, bem como o próprio conhecimento tradicional e popular.

Com aptidão, o educador aborda diversos temas relacionados às questões socioambientais, divulgando informações, conceitos e técnicas fundamentais que levem à reflexão e entendimento da realidade no sentido de sensibilização para mudanças de atitudes.

O educador ambiental auxilia na convivência entre sociedade e natureza, elaborando um ambiente harmonioso e sustentável diante da emergência ambiental.

Contemplamos então, a importância desse profissional em elaborar o conhecimento, analisar o mundo a sua volta de forma crítica e, assim, ajudar a reconstruir um planeta mais sustentável, mais solidário e mais justo.

No Parque Estadual de Porto Ferreira há profissionais e atividades de educação ambiental na perspectiva do conhecimento e da conservação da natureza, bem como para o apoio à gestão dessa área protegida.

Autoras:

Andreia Luiza Baggio Rodrigues

Sonia Aparecida de Souza

Fotos: Arquivo do Porto Ferreira Hoje