Datas ambientais da 2ª quinzena do mês de setembro

Divulgado em 15/09/2015 - 20:50 por Porto Ferreira Hoje

A iniciativa de divulgação de datas ambientais é do Parque Estadual de Porto Ferreira, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a temática ambiental, buscando o apoio à conservação da natureza.

DIA 16 DE SETEMBRO – DIA INTERNACIONAL PARA A PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS

*Histórico .

Este dia foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Pretende-se com este dia o alerta e a reflexão sobre a temática dos desastres naturais, as suas formas de prevenção e mitigação, assim como de criar uma sociedade mais capacitada de enfrentá-los. 

*Características e Importância .

Atualmente, das catástrofes que no mundo ocorrem, mais de 90% estão ligadas à água: ou porque falta, no caso das secas, ou porque há demasiada, no caso das cheias, ocorrendo desmoronamento de terra, ciclones, furacões e tufões.

As cheias foram o desastre natural mais mortífero em Portugal ao longo do Século XX. Estas catástrofes atingem anos após ano numerosas comunidades.

Os riscos naturais fazem parte da vida. Só se transformam em catástrofes quando os seres humanos perdem a vida ou os meios de subsistência. Devido às atividades humanas, as comunidades são cada vez mais vulneráveis que conduzem um aumento da pobreza, a uma maior densidade populacional nas cidades, à degradação do ambiente e à aceleração das alterações climáticas.

Alertam as Nações Unidas para a necessidade da adopção de medidas para diminuir os impactos dos sismos, tornados, inundações e erupções vulcânicas, fenômenos que não são previsíveis e que podem provocar milhares de mortes e desalojados.

Segundo a Estratégia Internacional para a Redução dos Desastres das Nações Unidas, durante a última década: 4777 desastres naturais fizeram 880 mil mortes, atingiram a vida a 1880 milhões de pessoas e provocaram prejuízos na ordem dos 708 mil milhões de euros.

"Ao nível mais dramático, as atividades humanas estão a alterar o equilíbrio do Planeta, interferindo como nunca na atmosfera, oceanos, camadas de gelo polares, florestas, os pilares naturais que fazem deste um planeta habitável", comenta Kofi Annan, secretário-geral das Nações Unidas.

"Temos que reaprender a conviver com a Natureza", disse Sálvano Briceño, responsável máximo pelo Secretariado das Nações Unidas para a Estratégia Internacional para a Redução dos Desastres, criado em 2000. "Não proponho respostas assentes em tecnologias muito avançadas nem o regresso a um mundo mais simples. Apenas propomos que compreendamos melhor os perigos, porque somos vulneráveis, quais são os riscos e, baseado nisso, prepararmo-nos e evitar mais responsavelmente os desastres naturais", completou.

Recordemos no Dia Internacional para a Redução das Catástrofes Naturais, que podemos e devemos reduzir o número e as consequências das catástrofes. Para o efeito, devemos construir comunidades sustentáveis capazes de gerirem os riscos a longo prazo.

DIA 21 DE SETEMBRO – DIA DA ÁRVORE

*Histórico  .  

Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituído pelo presidente Castelo Branco, em 1965.

*Definição  .         

As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

*Característicase Importância .

Essenciais para a vida, as árvores não só embelezam o planeta, como mantêm a umidade do ar. Além disso, ajudam a diminuir a poluição, porque dissolvem o gás carbônico, durante a queima de combustível. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também as margens dos rios.

Através da madeira dos seus troncos ainda é possível colher matéria-prima para a fabricação de medicamentos.

São importantes, pois:

- Melhoram a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades, pois diminuem a poluição;

- Servem de moradia para diversas espécies de pássaros;

- As árvores frutíferas fornecem alimentos para os seres humanos e diversas espécies animais;

- Proporcionam sombra e favorecem a redução da temperatura em praças, parques e etc;

- Melhora a umidade do ar, importante nos dias secos;

- Evitam a erosão do solo;

- As árvores deixam as paisagens rural e urbana muito mais belas.

*Consequências e Ações de Conservação   .  

Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.

O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.

Devemos:

- Conscientizar as pessoas sobre a importância das árvores para o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida;

- Criar uma cultura de preservação ambiental, combatendo a exploração ilegal das árvores presentes nas florestas e nas cidades;

- Desenvolver projetos de plantio de mudas de árvore, visando aumentar a arborização, principalmente nos grandes centros urbanos.

O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.

DIA 22 DE SETEMBRO – DIA DA DEFESA DA FAUNA                                       

*Histórico  .  

No dia 21 de setembro de 2000, o então presidente Fernando Henrique Cardoso assinou o Decreto n° 3.607, que designou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) como autoridade administrativa para, efetivamente, implementar a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES). Esse tratado internacional, também conhecido como Convenção de Washington, é de 3 de março de 1973 e tem o Brasil como seu signatário desde 1975.

O Decreto foi publicado no Diário Oficial em 22 de setembro, data então do início de sua vigência. Daí o Dia Nacional de Defesa da Fauna.

*Característicase Importância .

O Brasil possui no planeta uma das maiores biodiversidades em fauna e flora. Nos últimos anos, devido a desenfreada ocupação humana e aos grandes impactos ambientais, vêm ocorrendo uma ampla degradação de hábitats naturais e o desaparecimento de espécies e formas genéticas. Um dos mais afetados é a fauna, e com isto, a cada dia que passa o número de espécies ameaçadas aumenta.

A fauna apresenta números relevantes em relação à biodiversidade no mundo. Entre os vertebrados, o Brasil abriga cerca de 517 espécies de anfíbios, 468 de répteis, 524 de mamíferos, 1.622 de aves, cerca de 3 mil peixes de água doce e uma fantástica diversidade de artrópodos: só de insetos, são cerca de 15 milhões de espécies.

*Consequências e Ações de Conservação .

O homem é a ameaça maior da floresta. Caça e pesca predatórias, construção de hidrelétricas, instalação de indústrias, garimpo e projetos agropecuários são algumas das atividades que fazem parte de uma longa lista de fatores que provocam prejuízos incalculáveis e irreparáveis para a manutenção da biodiversidade.



O tráfico de animais silvestres é um das maiores atividades predatórias. Das florestas brasileiras são retirados em média 12 milhões de animais a cada ano. Dentro desta estatística, para cada animal vendido nove morrem. O tráfico de animais só perde para o tráfico de drogas e de armas na escala dos mais rentáveis. Este tráfico tem sobrevivido da miséria humana, explorando pessoas simples que fazem da venda de animais um meio trágico de se obter dinheiro, causando assim enormes e irreparáveis danos na natureza.



Para uma maior conservação da fauna, flora, ecossistemas e demais recursos naturais, foram criadas as Unidades de Conservação. Elas abrangem várias áreas de todo o território brasileiro.

DIA 22 DE SETEMBRO – DIA MUNDIAL SEM CARRO

*Histórico, Características e Importância  .  

O dia mundial sem carro foi criado como forma de reflexão sobre a poluição do meio ambiente e como podemos buscar soluções para o transporte dos grandes centros urbanos, mostrando para a população que existem outras formas de se locomover.

A ideia do “Car Free Day” foi criada na França e entrou em ação no ano de 1998, sendo adotada por trinta e cinco cidades do país. Rapidamente a ideia foi difundida em vários países da Europa e outros continentes.

Três anos depois, surgiram no Brasil as primeiras manifestações de adesão ao manifesto, chegando ao número de cem cidades engajadas na ação.

Algumas pessoas têm adotado a bicicleta como meio de transporte. O problema do uso das bicicletas é que não existem bicicletários (estacionamentos próprios para as mesmas) distribuídos pelas cidades. Mas a ideia de usá-la é ótima, pois é um meio de transporte sustentável. Além disso, seria necessário que houvesse mais ciclovias, a fim de facilitar o trajeto dos ciclistas.

Na França, o governo promove aluguel de bicicletas a preços bem baixos, a fim de incentivar a população a utilizá-las com meio de transporte.

O rodízio de carros também é uma excelente forma de diminuir a poluição atmosférica e os engarrafamentos das grandes cidades. Porém, a única cidade brasileira que adotou a rotatividade seletiva foi São Paulo.

A criação americana dos carros flex também foi um avanço tecnológico que favoreceu o meio ambiente, pois o álcool etílico é menos poluente que a gasolina. Mas a intenção dos Estados Unidos não foi essa, na verdade buscavam uma forma de não ficarem na dependência da aquisição de petróleo da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), principalmente os da região do Golfo Pérsico.

O dia 22 de setembro é uma oportunidade para que as pessoas experimentem vivenciar a cidade de outra forma. As alternativas cidadãs e saudáveis como o transporte público, bicicleta e mesmo a caminhada, contribuem com o meio ambiente, com a sua saúde e até com a locomoção daqueles que realmente necessitam utilizar o carro. Até a carona solidária, combinada com um colega de escritório que more perto da sua casa, já ajuda bastante.

DIA 23 DE SETEMBRO – INÍCIO DA PRIMAVERA                                                                                     

A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.



O florescimento de várias espécies de plantas ocorre nessa época. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.



Já com relação a mudanças climáticas, é um período em que as temperaturas vão, aos poucos, aumentando. O mesmo ocorre com as águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do hemisfério sul, ficam amenas.

Flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.

Autoras: Biólogas Andreia Luiza Baggio Rodrigues e Sonia Aparecida de Souza

Foto: Saracura no Parque Henriqueta Libertucci, em Porto Ferreira - arquivo do PFH