Datas ambientais da 1ª quinzena de setembro

Divulgado em 01/09/2015 - 08:24 por Porto Ferreira Hoje

A iniciativa de divulgação de datas ambientais é do Parque Estadual de Porto Ferreira, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a temática ambiental, buscando o apoio à conservação da natureza.

DIA 03 DE SETEMBRO - DIA DO BIÓLOGO

*Histórico
A data relembra a regulamentação da profissão no Brasil, através da lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979, sendo considerada campo específico da ciência desde 1802.

*Definição .
O biólogo o é aquele que está envolvido diretamente com o estudo e a pesquisa das áreas de conhecimento da biologia. Além de estudar os organismos vivos, é função do biólogo pesquisar sobre a origem dos seres e suas funções, as espécies existentes, ou seja, analisar os seres em seus vários níveis de organização.

*Características e Importância .
Biologia – do grego “bios” significa vida, e “logos”, conhecimento – tem em campos como anatomia, biofísica, bioquímica, botânica, fisiologia, ecologia, farmacologia, genética, imunologia, microbiologia, morfologia, parasitologia e zoologia suas principais áreas de estudo.

O profissional pode atuar em diversas áreas, como em laboratórios de pesquisa, laboratórios de biologia clínica ou mesmo em pesquisa de campo. Na indústria, o biólogo é encarregado da fabricação de alimentos, medicamentos, cosméticos, entre outros. Já o biólogo que trabalha com genética e biotecnologia, estuda organismos em laboratório realizando exames para verificar doenças genéticas. O biólogo pode escolher entre pelo menos 50 áreas de atuação, dependendo de sua formação.

Os biólogos também são de suma importância para o entendimento e preservação do meio ambiente. Para a manutenção do equilíbrio ecológico no planeta, eles atuam na elaboração de estratégias.

O exercício da profissão de biólogo impõe dupla habilitação, sendo a primeira a técnico-científica, que consiste na obtenção do diploma da área, fornecido pela autoridade educacional e pelo currículo efetivamente realizado através da graduação em nível superior nu curso de Biologia; e a habilitação, a legal, que se dá a partir do registro do profissional no órgão competente para a fiscalização de seu exercício – no caso, o Conselho Regional de Biologia de sua jurisdição.

Cada vez mais esta profissão se faz importante, já que enfrentamos na atualidade sérios problemas ambientais como, por exemplo, extinção de espécies, desmatamentos e o aumento da temperatura no planeta (aquecimento global).

Em conjunto com cientistas de áreas relacionadas (ecologistas, botânicos, zoólogos, climatologistas, etc.), o biólogo pode cooperar de forma essencial na construção de um caminho que amplie cada vez mais a qualidade de vida em nosso planeta.

DIA 05 DE SETEMBRO – DIA DA AMAZÔNIA

*Histórico .
A data escolhida faz referência ao dia 5 de setembro de 1850, quando D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas).

*Características e Importância .
Além dos estados brasileiros, a dimensão da floresta amazônica abrange o Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Maranhão, área do Mato Grosso, outros países da América do Sul, como: Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador.

A Amazônia é a maior reserva natural do planeta e proporciona o equilíbrio ambiental do mundo. Sua biodiversidade é muito ampla, com espécies animais, vegetais e minerais que formam um ecossistema auto-sustentável. Em suas riquezas, pesquisas calculam que existam cerca de cinco milhões de espécies de plantas, mil e cem espécies de aves; duzentas e cinqüenta, de mamíferos; e duas mil, de peixes.
A vegetação da Amazônia é composta por três tipos de matas: a de igapó, de solo inundado; a de várzea, com inundações somente em algumas épocas do ano; e a de terra firme, com solo seco e árvores que alcançam 65 metros.

O clima da região é quente e úmido, com chuvas abundantes o ano todo.

A EMBRAPA – empresa brasileira de pesquisa agropecuária - iniciou um trabalho em 1990 sobre recursos genéticos e a biotecnologia, a fim de organizar a distribuição da heterogeneidade das espécies vegetais da região. Foram levantadas mais de 3.500 espécies, sendo classificadas em gênero e família.

*Consequências e Ações de Conservação .
Hoje em dia, os problemas mais sérios que a Amazônia vem sofrendo são os desmatamentos de suas árvores para o contrabando de madeiras; a caça e a pesca, predatórias, que tem causado a extinção de várias espécies animais; e as disputas de terra.

DIA 09 DE SETEMBRO – DIA DO VETERINÁRIO

*Histórico .
Foi no dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas criou uma normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino dessa profissão. Em reconhecimento, a data passou a valer como o Dia do Veterinário. Mas escolas de veterinária já existiam no Brasil, desde 1910.

*Características e Importância .
Com as transformações econômicas e sociais, ocorridas ao longo de décadas, como o crescente número de animais de companhia e de produção, o médico veterinário se tornou um profissional que atua em variadas áreas. Entre elas, se salientam o atendimento clínico, cirúrgico e reprodutivo de pequenos e grandes animais.

As novas determinações do mercado de trabalho abriram outros campos, como as indústrias de produção de alimentos, vacinas, rações, vitaminas e medicamentos e o melhoramento genético dos animais. São ainda funções do médico veterinário o manejo e conservação de espécies, a reprodução e conservação em cativeiro de animais silvestres, para implementar projetos em reservas naturais.

DIA 11 DE SETEMBRO – DIA DO CERRADO

*Histórico .
Por decreto do Presidente da República, instituído em 2003, dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado – um dos biomas mais importantes do país e também um dos mais ameaçados.

*Características, Importância e Ações .
O Cerrado como forma brasileira da formação geral chamada savana, ocupa 25 % do território brasileiro com uma área de aproximadamente 200 milhões de ha entre a sua área “core”, Região Centro-Oeste, e as áreas disjuntas nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste.

Trata-se dos principais ecossistemas tropicais da Terra, sendo um dos centros prioritários para a preservação da biodiversidade do planeta. Confere uma diversidade de 160.000 espécies de plantas – de buritis a ipês e pequis – fungos e animais entre lobos-guarás, veados-mateiros e campeiros, tamanduás, tatus, tucanos, papagaios, peixes, jacarés, sapos, cobras, insetos e moluscos.

A vegetação predominante é constituída por espécies do tipo tropófilas (vegetais adaptados às duas estações distintas, como ocorre no Centro-Oeste), além disso, são caducifólias (que caem as folhas no período de estiagem) com raízes profundas.
A vegetação é, em geral, de pequeno porte, com galhos retorcidos e folhas grossas. As raízes são profundas e as cascas destas árvores são duras e grossas. O solo é arenoso e muito ácido.

O Cerrado abriga as principais bacias hidrográficas - Tocantins, Araguaia, São Francisco e Prata - faz fronteira com a Amazônia, Caatinga, Pantanal e a Mata Atlântica, reunindo 10 mil espécies vegetais, com potencial cosmético e medicinal ainda a ser descoberto.

O Cerrado já foi descaracterizado em mais de 55%, sendo um dos biomas mais ameaçados do planeta.

Uma das principais causas do desmatamento na região é a pecuária extensiva, quadro agravado pela baixa tecnologia empregada. Perante a ausência de manejo das pastagens, o bioma tem hoje 4,2 milhões de hectares de pastagens degradadas, o que equivale a 10% da terra utilizada para pecuária no Cerrado.

A produção agrícola com base nas monoculturas, especialmente, de soja, eucalipto, cana-de-açúcar e algodão estão pautadas em um modelo tecnológico que, além de desmatar amplas extensões de terra e gerar poucos empregos, utiliza grandes quantidades de insumos químicos.

A construção de barragens e estradas, a retirada de madeira nativa para lenha e carvão, aliados à expansão urbana, fecham o quadro de perturbação, restando apenas 1,5% das áreas preservadas sob lei por meio de unidades de conservação.

O baixo percentual de áreas protegidas põe o Cerrado na lista dos 25 biomas de elevada diversidade mais ameaçados do mundo. A realização de pesquisas científicas efetivas que ajustem o modelo desordenado de desenvolvimento econômico, estabelecido desde a década de 60 neste bioma, pode maximizar o uso racional e incentivar a conservação da tão rica biodiversidade do Cerrado. Além disso, o desenvolvimento de políticas que permitam a coexistência das populações humanas e da biodiversidade do Cerrado contribuirão para preservação do imenso banco genético que se abriga neste bioma importante.

No Parque Estadual de Porto Ferreira encontra-se a vegetação de Cerrado onde foram identificadas 200 espécies de árvores, entre as quais o pau-terra, o barbartimão, o cinzeiro, o capitão-do-campo, a pimenta-de-macaco. Entre os animais estão o lobo-guará e o tamanduá-mirim que também circulam por outros ambientes.

Autoras:
Andreia Luiza Baggio Rodrigues
Sonia Aparecida de Souza

Foto: Arquivo do Porto Ferreira Hoje - Trecho de Cerrado do Parque Estadual de Porto Ferreira