Datas ambientais da 1ª quinzena do mês de Junho - 2ª parte

Divulgado em 04/06/2015 - 16:02 por Porto Ferreira Hoje

A iniciativa de divulgação de datas ambientais é do Parque Estadual de Porto Ferreira, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a temática ambiental, buscando o apoio à conservação da natureza.

DIA 05 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA

*Histórico .

Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 a fim de chamar a atenção dos governos e das comunidades para a questão ambiental, os problemas a ela relacionados e as ações de preservação. A cada ano é selecionado um tema, que se torna foco de debates, reuniões e conferências em todo o mundo.
Questões relacionadas ao meio ambiente e à ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo em meados do século XX. Entretanto, foi ainda no século XIX que o biólogo alemão Ernst Haeckel (1834-1919) criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.

*Definição .

Meio Ambiente – Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas." Logo, Meio Ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas da Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.

Ecologia – Disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente. O termo ecologia é a junção das palavras gregas oikos (casa) e logos (estudo). Esta disciplina ficou restrita aos meios acadêmicos até bem pouco tempo. E só em 1967, após um acidente de grande proporção, que derramou 123 mil toneladas de óleo no mar na costa do Reino Unido, a ecologia passou a ter dimensão social.

*Características e Importância .

O Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia é celebrado em todo mundo por meio de concertos, paradas, lançamentos de campanhas, entre outras manifestações. Nesta data, chefes de estado, secretários, ministros e outras autoridades ligadas ao meio ambiente buscam conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais, apontando caminhos para um planeta cada vez mais sustentável.

O meio ambiente e a ecologia sempre foram focos de preocupação do homem, porém, essa hoje é bem maior, já que o meio ambiente encontra-se bastante degradado em virtude de queimadas, desmatamentos, exploração ilegal e desordenada dos recursos.

A questão ambiental é um dos assuntos que consegue igualar a população mundial, quando o assunto é relacionado a problemas ambientais não há discriminação racial, credo religioso, posição social, orientação sexual, etc. Pois todos se unem em prol de um mesmo objetivo: tentar salvar o que resta do nosso planeta, cuidar para que o meio ambiente possa se recuperar.

*Ações de Conservação .

A preservação dos meios naturais como uma condição para a manutenção da vida é o motivo pelo qual a ONU tem se esforçado para consolidar tratados e políticas ecológicas entre as nações. Dentre os assuntos mais discutidos, estão: preservação de mananciais de águas, diminuição da emissão de poluentes e preservação das matas nativas.

Em meio a diversas soluções apresentadas está a exploração sustentável, onde se promove o mínimo de impacto possível, mas para se tornar viável é necessária à conscientização da população, investimentos na área de proteção ambiental e em programas de conscientização, que incentivam um consumo mais consciente. Não podemos esquecer que o Brasil é identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta e já é considerado uma superpotência ambiental.

Reveja seu dia-a-dia e tome as atitudes ecológicas que julgar mais corretas e adequadas:

– Estabeleça princípios ambientalistas;
– Estabeleça uma política ecológica de compras;
– Incentive seus colegas sobre a importância de agirem de forma ambientalmente correta;
– Não Desperdice;
– Evite Poluir Seu Meio Ambiente

Cada um pode fazer a sua parte se dispondo a preservar a natureza, garantindo um futuro de qualidade às gerações futuras.

DIA 07 DE JUNHO – DIA DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
* Definição e Características .

O catador ou coletor de material reciclável é o profissional que recolhe, seleciona e vende materiais recicláveis como papel, vidro e papelão, bem como materiais ferrosos e não ferrosos e outros reaproveitáveis.

Ele pode trabalhar de forma autônoma ou em cooperativas, com outros catadores, passando em condomínios e empresas em horários e dias estabelecidos para recolher os materiais, que posteriormente serão separados e vendidos às empresas ou cooperativas de reciclagem.

Para exercer o ofício não é exigida escolaridade ou formação profissional. Nas cooperativas de trabalhadores é possível ter acesso a diversos tipos de treinamento, tais como cursos de segurança no trabalho, meio ambiente, dentre outros.

Em horários variados, o trabalho é exercido a céu aberto, e o trabalhador é exposto a variações climáticas, a acidentes de trânsito, á riscos de acidente na manipulação do material e, diversas vezes, à violência urbana. Nas cooperativas existem especializações do trabalho que tendem a aumentar o número de postos, como os de triador, separador e enfardador de sucatas.

Principais atividades de um catador de material reciclável:

- Coletar o material a ser reciclado em condomínios residenciais e públicos;
- Transportar o material até a cooperativa ou até a empresa para a qual será destinado à reciclagem;
- Separar os materiais recolhidos, em papelão, papel comum, vidro, plástico, metais e alumínio;
- Fazer a pesagem do material recolhido;
- Empacotar estes materiais para serem recolhidos pelas empresas.

* Importância .

De acordo com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), eles são responsáveis pela coleta de 90% de tudo o que reciclado hoje no Brasil. Ainda segundo o movimento, existem cerca de 800 mil profissionais em atividade no país.

O trabalho desses catadores torna-se ainda mais relevante tendo-se em vista um levantamento feito pelo IBGE/cidades que apontou que apenas 994 dos 5.564 municípios brasileiros têm a coleta seletiva como forma de destinação final dos resíduos recicláveis, sendo que dessas, apenas 377 têm abrangência total do município.

Um estudo realizado em 2007 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) apontou que os lixões são os locais de destinação de 29.6% dos resíduos produzidos no Brasil.

Apesar da importância, o trabalhador ainda é pouco valorizado e enfrenta grandes desafios para levar uma vida mais digna. Dados do Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia estimam que um catador coleta, em média, 600 quilos de materiais recicláveis por dia, e tem uma renda mensal que varia de R$ 138,00 a R$ 318,00. A situação é um pouco melhor na região Sudeste, onde essa média aumenta para cerca de 350 a 500 reais mensais.

Para tentar melhorar as condições de trabalho desses profissionais, diversas iniciativas públicas estão sendo criadas. Uma das mais importantes está presente na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que destaca a importância do catador no processo de descarte adequado do lixo sólido.

Autores:
Biol. Andréia Luiza Baggio Rodrigues
Biol. Sonia Aparecida de Souza
Biol. Ernesto Pedro Dickfeldt